quinta-feira, 15 de julho de 2010

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA



A gravidez precoce é uma das ocorrências mais preocupantes relacionadas à sexualidade da adolescência. Geralmente traz sérias conseqüências para a vida dos jovens envolvidos, de seus filhos que nascerão e de suas famílias.
Esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer, fugindo da própria realidade.
No Brasil a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem são filhos de adolescentes, número que representa três vezes mais garotas com menos de 15 anos grávidas.


A gravidez precoce pode estar relacionada com diferentes fatores, desde estrutura familiar, formação psicológica e baixa autoestima. Por esse motivo, o apoio da família é muito importante.

A família é a base que poderá proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e auxílio para que tanto os jovens envolvidos quanto a criança que foi gerada se desenvolvam saudavelmente.

Com o apoio da família o aborto e dificuldades de amamentação têm seus riscos diminuídos, isso porque alterações na gestação envolvem diferentes mudanças no organismo da jovem grávida e sintomas como depressão e humor podem piorar ou melhorar.

Muitos dos jovens, ainda não fizeram planos para o futuro, além disso, a falta de orientação sexual e de informações pertinentes, a mídia que passa aos jovens a intenção de sensualidade, libido, beleza e liberdade sexual, faz que essa seja a fase comum de fazer tudo por impulso, sem pensar nas consequências, o que aumenta ainda mais a incidência de gestação juvenil eleva o numero da transmissão de DSTs.

Levando em consideração todos os fatores que envolvem a gestação precoce, é muito importante que a adolescente faça o pré-natal para que possa compreender melhor o que está acontecendo com seu corpo e o desenvolvimento de seu bebê. Assim como também prevenir doenças e poder conversar abertamente com um profissional, tirando as dúvidas que tanto transtornam e angustiam essas jovens.

Nenhum comentário: